sábado, 4 de fevereiro de 2012

Casa Cubo 7x7x7

Foi dado o desafio de projetar uma casa com um volume de apenas 7x7x7, onde o primeiro pavimento deveria possuir: Garagem, Sala, Copa/Cozinha, Lavabo e lavanderia. Já o pavimento superior deveria contar com 3 quartos e um banheiro.
Somado ainda tive que projetar baseado em um projeto de Mies Van der Rohe em um terreno que se eleva da rua 2 metros.

A solução que encontrei para lidar com o espaço limitado foi dividir o pavimento superior em 2 níveis, também para poder proporcionar um maior pé direito na sala e garagem, aumentando a noção de espaço, e ainda permitindo que fosse posicionado escadas para dar acesso ao terraço.

Como características herdadas das obras de Mies, eu projetei a residencia com todas as suas fachadas revestidas por vidro. Porém para solucionar o problema do calor da fachada de vidro, por traz do vidro, onde a incidência de sol é maior adicionei paredes de blocos cerâmicos.

Para preservar a forma de cubo, a saída para o terraço se dá por uma maçarda que corre para dentro da construção para abrir, em um compartimento logo acima do quarto inferior. A Caixa de água também ficou posicionada dentro do volume, também para preservar a forma, logo acima do banheiro.

Pra realçar mais ainda a forma do cubo, ao invés de enterrar a casa, eu a elevei do solo ( assim como nos projetos de Mies), tocando o solo apenas na parte mais alta do terreno. E para sustentar a casa acima do solo, reutilizei das ideias de Mies com vigas metálicas que dão sustentação ao conjunto.

O acesso de veículos se dá pela frente por uma rampa, e o acesso da casa pela lateral esquerda, através de uma escada.

Segue as pranchas de apresentação que contém as plantas (tentarei postar a plantas com maior definição depois
 

Segue fotos da maquete
 

 


E por fim segue renderizações da casa