sábado, 12 de novembro de 2011

Pub - Time Lapse

Este projeto foi proposto na matéria de Meios de Expressão, e o objetivo foi idealizar um comércio. Primeiramente nos foi pedido para confeccionar 4 pranchas de briefing, brainstorming, informações sobre o cliente(colagem), e sobre o comércio proposto (colagem), e a partir disto fizemos uma apresentação inicial sobre o comércio.
Seguem as pranchas

O Cliente, um britânico que quer trazer a ideia de Pub para o Brasil.
Pub, são diferentemente de bares, são uma espécie de ponto de encontro, onde os frequentadores geralmente são os mesmos. Como essa é uma ideia nova para os brasileiros procuramos mesclar a ideia de pub, com alguns elementos de bar, e com atrativos. Logo nosso publico alvo se define como frequentadores permanentes, e esporádicos. Aos frequentadores permanentes, propomos que fossem feitos programas de desconto, e aos esporádicos usamos da temática do pub para atrai-los.
A temática, se resume a uma viagem no tempo, onde dividimos o Pub em quatro ambientes. O primeiro medieval, onde trabalhamos os elementos da época, canecas de metal, mesas rústicas, bancos, pedra, e musica ambiente medieval. No segundo propusemos que fosse tratado dos anos 60, 70 e 80, os anos do rock, cujo define o tema, recriando o melhor desse período. Para o terceiro ambiente ficou o presente. Neste ambiente focamos mais no cliente permanente, pois como o presente não é novidade não atrai tanto clientes esporádicos, e para isso adicionamos uma boa dose de conforto, com sofás e descontração, e tecnologia com cara contemporânea. Ao último ambiente ficou o futuro, e nele foram trabalhados elementos orgânicos onde não existem mesas fixas, mas mesas de hélio, que flutuariam com controle de estabilidade, e não existem cadeiras ou bancos, mas relevos e ondulações as quais serviriam ao propósito de sentar.
No centro disso tudo está o bar, que atende a todos os ambientes, e é servido por uma cozinha no andar superior por um elevador, mas a cozinha não é objeto de estudo. O bar tem o formato do escudo que é simbolo do pub, e não há paredes na proximidade do bar garantindo a sua continuidade através dos ambientes.
O layout do Pub seria algo muito próximo ao layout das nossas pranchas de briefing, como se as pranchas fossem cada uma um ambiente e o escudo central o bar.
O design do escudo, se deu por conta da tradição dos pubs terem escudos, e como no escudo de famílias, utilizamos o espaço central pra representar as famílias (o tempos) que a compõe.

Depois disso nos foi proposto que fosse feito um rascunho do que seria as 4 pranchas finais, que deveriam conter, na primeira uma planta baixa feita de colagem, na segunda, uma perspectiva do exterior, na terceira perspectivas do interior, ambas coloridas, e por ultimo uma prancha que serviria de propaganda.
Segue o rascunho:
E as pranchas finalizadas

Resolvemos trabalhar com pranchas pretas, para podermos demonstrar como ficaria a iluminação desse ambiente noturno. 



Segue o detalhe de cada uma das pranchas

Esse trabalho foi realizado por mim e pelos colegas:
Jean Appel;
Danielle Leticia Rebelato;
Daniela C. Agostini.

Espero que tenham gostado